20 de out. de 2008

Por que as pessoas mentem?

A entrevista que postarei aqui é apenas para reflexão de todos.

O que as motivam a mentir?
Dra Olga Inês Tessari: Em geral, as pessoas fazem uso da mentira para protegerem a si mesmas, para evitar brigas, discussões, confusões, para se fazerem importantes ou para se sentirem pertencendo a um grupo, entre outros fatores. Tive o caso de uma garota que mentia dizendo que tinha um namorado, embora isso não fosse verdade, apenas para sentir que fazia parte de um grupo de amigas no trabalho, todas com parceiros fixos (namorados, noivos ou maridos). Em outras situações, para exibir um status, a pessoa pode mentir para se sentir 'igual' a seus colegas. Por exemplo: dizer que foi viajar para o Nordeste (quando na verdade foi à baixada santista ou mesmo nem viajou para lugar algum), apenas para se sentir no mesmo 'patamar' dos seus colegas que nas férias viajaram pelo Brasil e/ou exterior. Muitas vezes, a mentira revela uma insegurança da pessoa em se assumir como ela é, revelando baixa auto estima.

Qual o papel do medo na mentira, já que acredito que as pessoas mintam por terem medo de dizer a verdade?
Dra Olga Inês Tessari: Como disse, a pessoa faz uso da mentira para proteger a si mesma. Portanto, se ela tem medo que uma verdade seja revelada e que a leve a sofrer de alguma maneira por causa desta revelação, certamente ela vai mentir ou omitir a verdade para evitar um mal maior para si mesma. Portanto, o medo da revelação da verdade e de suas consequências negativas pode levar uma pessoa a mentir.

A mentira pode causar mais estragos? Quais são as mais perigosas?
Dra Olga Inês Tessari: O pior estrago que uma mentira pode provocar é quando ela é descoberta! Não importa o tamanho da mentira e nem os motivos que levaram a pessoa a mentir, a pessoa mentirosa passa a ser vista com desconfiança e perde a credibilidade. E, muitas vezes, além de todas as dificuldades que ela tem na tentativa de recuperar a confiança perdida, esta pessoa pode perder para sempre o convívio com determinadas pessoas, seu emprego, etc... Ou seja, a descoberta da mentira pode gerar uma mudança radical na vida de uma pessoa.

Qual o campo da vida que mais há mentiras é o amoroso? Por quê?
Dra Olga Inês Tessari: Em geral, mente-se no campo amoroso quando se está inseguro consigo mesmo e, por isso, teme-se perder a pessoa amada. Em geral, as pessoasque mentem num relacionamento tem baixa auto estima ou então mantém o relacionamento amoroso por interesses vários que não apenas o sentimental.

Qual a diferença entre mentir e omitir? (Na minha opinião, em alguns casos são sinônimos...rs!)
Dra Olga Inês Tessari: Mentir é inventar histórias, omitir é esconder fatos

Publicado no Diárioweb.com.br / maio/05

Nenhum comentário: