25 de jul. de 2011

Quem é o protagonista da sua vida?


Você têm sido o protagonista na construção da sua história, ou simples coadjuvante?
Acredito que você é o projetista da sua vida e o principal executivo para fazer da sua vida, um sucesso.

Um detalhe que pode fazer diferença, é imaginar que TODAS as suas experiências positivas e negativas, boas e ruins, tristes e alegres, de sucesso e de fracasso, são como uma tapeçaria gigante. 
Mas o padrão de sucesso ou fracasso, alegria ou tristeza é você quem vai determinar.

Você vai tecendo uma cortina para se esconder atrás como coadjuvante, ou sai de trás desta cortina e assume o papel de protagonista desta história chamada “minha vida”?
Você pode criar um tapete MÁGICO para levá-lo nas alturas.
Use suas lembranças de modo a fortalecer seu estado de espírito, para fazer da sua vida uma obra prima.
(Tadashi Kadomoto)
Créditos: Luciana Schiavo

24 de jul. de 2011

"Resiliência"

Resiliência é um termo proveniente da física que faz referência à capacidade que possui um corpo para recuperar sua forma original depois de suportar uma pressão. Resiliência não significa invulnerabilidade, nem impermeabilidade ao estresse. 

Está relacionada ao poder que a pessoa tem para enfrentar uma situação estressante e sair recuperada. 
A resiliência envolve fatores de risco e de proteção. 
Para Rutter (1985), os primeiros são os acontecimentos estressantes da vida, tais como a pobreza, as perdas afetivas, as enfermidades, o desemprego, as guerras, entre outros. Segundo ele, os fatores de proteção são as influências que modificam, melhoram ou alteram a resposta de uma pessoa frente a algum perigo que pode desencadear não adaptação. 
Entre estes, estão as relações parentais satisfatórias, fontes de apoio social disponíveis,auto-imagem positiva, crença ou religião, favorecimento da comunicação e colaboração na resolução de problemas

É fato que é em meio às crises que se criam as oportunidades. Podemos dizer que é justamente em meio às adversidades que o ser humano se recria, se reinventa e revela potencialidades até então desconhecidas.
Podemos dizer que uma pessoa resiliente encara as adversidades sobre outro prisma, como desafios, conseguindo retornar ao seu estado de saúde e espírito anterior a crise. 

A resiliência envolve dois fatores, os fatores de risco e os de proteção. Quando falamos em fatores de risco estamos nos referindo às adversidades que ocorrem na vida de todo o ser humano, são eles: morte de entes queridos, violência, desastres, desemprego, etc...  
Já os fatores de proteção, são aqueles que ajudam as pessoas no enfrentamento das adversidades, são eles; rede de apoio social, auto-estima, religião, e etc. 
A habilidade de resiliência é sempre resultante da interação entre os fatores de risco e proteção que o indivíduo possui.  
Parte-se do princípio de que, quando a crise é enfrentada como um desafio compartilhado, os relacionamentos são fortalecidos. 
Um senso de coerência colabora para motivar a construção do significado;
ao mesmo tempo, contribui para ativar os recursos disponíveis e o sentido para a vida. A apropriação da crise influencia como o sujeito irá lidar com a situação que está vivenciando. 
Quando se é atingido por alguma adversidade,tenta-se apreender como as coisas aconteceram. 




Então: Resiliência é sobre como lidar bem com a incerteza, o estresse e os reveses – em outras palavras, manter o equilíbrio sob pressão. E na nossa vida moderna, se estamos na escola, no trabalho ou em casa, não há falta de pressão. 
Manter nosso equilíbrio é algo que, parece, todos nós precisamos nos dias de hoje